31 de dezembro de 2010

Cuidados a ter com os animais nestes dias de festa - Foguetes e Fogo de Artifício

Nestes dias, os foguetes e o fogo de artifício são infelizmente comuns. Por isso mesmo são também alturas de atropelamentos e fugas de animais de companhia. Deixamos aqui alguns alertas para evitar acidentes e para que os nossos amigos não se magoem.

Problemas mais frequentes

Fugas: os animais perdem-se, podem ser atropelados ou provocar acidentes

Mortes: enforcando-se na própria coleira quando não conseguem rompê-la para fugir, atirando-se de janelas, atravessando portas de vidro, batendo com a cabeça nas paredes, ficando entalados em grades

Ferimentos Graves: quando são atingidos por foguetes, ou, sem saberem, quando abocanham uma cana por acharem que é um brinquedo

Traumas: mudanças de temperamento, pânico e/ou agressividade

Ataques: investidas contra outros animais e/ou contra humanos, mesmo que estes sejam seus conhecidos

Mutilações: no desespero para fugir, podem mutilar-se, ao tentarem atravessar grades e portões

Convulsões: (ataques epileptiformes)

Afogamento em piscinas, tanques e poços

Quedas de andares ou de alturas superiores

Aprisionamentos indesejados em locais de difícil acesso

Paragens cardio-respiratórias

Recomendações:

Acomodar os animais dentro de casa, onde possam sentir-se em segurança, com iluminação suave, e, se possível, um rádio ligado com música;

Fechar portas e janelas para evitar fugas;

Dar alimentos leves, já que os distúrbios digestivos provocados pelo pânico podem matar (por exemplo, por torção do estômago, especialmente em animais de porte grande);

Cobertores pesados estendidos nas janelas ajudam a abafar o som, bem como cobertores no chão ou um edredão sobre o animal;

Não deixar muitos cães juntos, porque, excitados pelo barulho, podem lutar até a morte. Tente deixá-los em quartos/divisões separados/as, para evitar que na altura dos fogos se mordam uns aos outros por desespero;

Algumas horas antes da meia-noite leve o/os animal/animais para perto da televisão ou de um rádio e aumente aos poucos o volume, para que se distraia/m e se vá/vão habituando ao som alto. Assim, não ficará/ficarão tão assustado/s com o barulho intenso e inesperado dos fogos;

Alguns veterinários aconselham o uso de tampões de algodão nos ouvidos; podem ser colocados alguns minutos antes e tirados logo após os fogos;

Por favor não tome a iniciativa de sedar um animal. Nunca deve recorrer a calmantes e/ou sedativos sem que estes estejam devidamente prescritos pelo médico-veterinário assistente;

Todos os animais se assustam facilmente nas épocas festivas com o barulho dos foguetes. O pânico desorienta-os, e fá-los correr sem destino;

Tente evitar as situações acima descritas, garantindo aos animais condições mínimas de segurança, evitando ambientes conturbados e barulhentos (desde antes da meia-noite; umas 3 horas antes seria o ideal), e transmitindo-lhes, na medida do possível, paz e tranquilidade, dando-lhes a sensação de que tudo está bem e sob controlo.

Com prudência, atenção, e um pouco de boa vontade, podem evitar-se fatalidades

30 de dezembro de 2010

Hoje foi um dia bom :)

Hoje foi um dia bom. Apesar de cansativo (das 10H ás 22H30 estivemos a tratar dos animais) entregamos hoje a novos donos a Branquinha, a Maria, a Condessa, o Bana e o Flapi :) Se todos os dias fossem assim morreriamos de exaustão mas felizes :)

29 de dezembro de 2010

Mais bebés retirados do contentor do lixo...

No dia 25 de Novembro voltamos a receber uma chamada a indicar bebés recém-nascidos dentro de um contentor de lixo. Mais uma vez fomos recolher estes desgraçados que não pediram para nascer e que não mereciam morrer de fome e frio ou mesmo triturados no lixo. Eram 6 bebés com 3 dias de vida, 3 machos e 3 fêmeas. Como tínhamos uma cadela que tinha sido castrada já com leite, tentamos e conseguimos que a Sussu aceitasse e amamentasse estes bebés:
Devido ao frio que se fazia sentir, 3 dos bebés não resistiram :( Entretanto 4 dias depois a Sussu ficou sem leite e tivemos de começar a amamentar os pequenos a biberon. Seguiram para casa de uma voluntária para serem amamentados, onde estava a Chiquinha em FAT. A Chiquinha assumiu-os logo como filhotes e embora não conseguisse produzir leite pela idade que tem, tratou deles exemplarmente, mantendo-os quentes e limpos :) Entretanto já conseguimos que começassem a comer ração humedecida. Estão lindos e dentro de aproximadamente 1 mês estarão disponíveis para adopção.
São eles a Nancy:
O Dylan:
E o Bob:
Como não fazemos ideia de quem são os pais, ainda não podemos dizer de que tamanho irão ficar estes pequenotes. Assim que estiverem 100% autónomos e puderem levar a 1ª vacina serão colocados nos animais disponíveis para adopção. Lamentamos continuar a receber chamadas com este tipo de crueldade com tanta regularidade... Agradecemos à voluntária que os acolheu e que os salvou. As FATs (famílias de acolhimento temporário) ajudam-nos a salvar imensos animais e por isso são sempre necessárias e escassas.

28 de dezembro de 2010

Gatinho bebé a precisar urgentemente de ajuda

O gatinho das fotos foi encontrado na rua faminto e cheio de frio. Quem o encontrou não pode acolhê-lo mas este pequenote não pode ficar na rua. Tem algum problema no olho direito que precisa de ser avaliado mas não podemos levá-lo ao veterinário sem ter onde o colocar... Se puder acolhê-lo temporária ou definitivamente entre em contacto connosco.

Consequências em crianças de vídeos de touradas

Reproduzimos aqui um texto, retirado do site Artigo 19 (http://www.artigo19.com/) sobre as consequências da exposição das crianças a vídeos de touradas:

Um grupo de investigação de uma universidade espanhola (Universidad Complutense de Madrid em parceria com a University of Wales Swansea de Inglaterra) realizou um estudo sobre os efeitos que assistir a uma tourada produz em crianças espanholas.

O estudo efectuou-se com 240 crianças oriundas de Madrid, 120 rapazes e 120 raparigas com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos, de vários contextos socioeconómicos. Foi-lhes mostrado vídeos de touradas com 3 narrações distintas, uma justificando-a como uma “festa nacional”, outra relatando-a como violenta e uma terceira narração que pretendia ser imparcial e neutra.

No presente estudo, 60% das crianças referiu a morte do touro como a parte que menos gostavam das touradas. Ao nível emocional e cognitivo, 52% sentiu mágoa ao ver o evento; mais de metade achou que não se devia fazer mal ao animal e um quarto da amostra, referiu que era um exemplo claro de mal trato animal.

As crianças que viram o vídeo com a narração de que era uma festa nacional (descrevendo a tourada mas ignorando as suas consequências negativas), obtiveram pontuações mais altas na escala de agressão e de ansiedade, em comparação com as que viram o vídeo com uma narração neutra. Dentro do mesmo grupo, os rapazes de nove anos alcançaram níveis de agressividade superiores às raparigas.

O vídeo com uma narração violenta causou maior impacto emocional negativo nas crianças, em comparação com as que viram o vídeo com uma narração neutra e imparcial. A principal conclusão é que a mensagem que acompanha o vídeo, produz grandes consequências na agressividade e ansiedade. As narrações “festivas” produzem maiores níveis de agressão e ansiedade, enquanto que, as narrações focadas nos aspectos negativos, produzem um maior impacto emocional nas crianças.

Assistir e ver episódios ou cenas violentas tem um maior impacto em crianças e no seu comportamento, do que em adultos, esta susceptibilidade dos mais jovens prolonga-se até aos 19 anos de idade (Viemero, 1986; Viemero e col., 1998). As raparigas parecem saber distinguir melhor entre realidade e ficção, enquanto que os rapazes tendem a analisar se o que vêem é possível e se corresponde ao que é esperado deles, identificando-se mais facilmente com personagens agressivas (Huesmann, 1986; Huesmann e col., 1998).

Ao passo que as justificações dadas ás cenas agressivas vão aumentando, também a tolerância das crianças a estes comportamentos violentos vai crescendo, aumentando por sua vez o seu nível de aceitação geral em relação a comportamentos agressivos (Drabman e Thomas, 1975; Drabman e col., 1977; Peña e col.,1999; Ramirez, 1991, 1993; Ramirez e col., 2001).

Podem ler o artigo completo em: “Agressive Behavior. volume 30, pag 16-28, (2004)".

27 de dezembro de 2010

Harry, X Pointer bebé a precisar de dono ADOPTADO :))))

Actualização 02/01: Super bem adoptado :) Felicidades bebé!!!

Este é o Harry. Foi abandonado ainda muito bebé com os irmãos (post inicial aqui). Os manos e a mana foram já adoptados. Só falta mesmo o Harry. É cruzado de Pointer e por isso irá ficar de porte médio/grande, tem cerca de 3.5 meses e é lindo! Se estiver interessado em adoptar este lindo entre em contacto connosco.

15 de dezembro de 2010

Padrinhos de voo para Ponta Delgada

Nova actualização 17/12: O nosso lindo partiu para a nova vida em Ponta Delgada :) Fomos para o aeroporto por volta das 18H para fazer o check-in com a madrinha Flor. Depois de tudo pesado ficamos a despedir-nos do nosso lindo Marc. Várias pessoas no aeroporto se aproximaram para o acarinhar :) Os olhos de meiguisse são irresistíveis para quem gosta de animais... Agradecemos a todos os que ajudaram a este final feliz: Carla / Animais de Rua que nos cederam a caixa para transportar o nosso grandalhão, Joana pela ajuda a arranjar a madrinha, a tratar do embarque e pelo donativo para ajudar o Marc e os outros nossos meninos, Flor por ser madrinha de voo do nosso lindo e ao srº Torres por nos emprestar uma carrinha suficientemente grande para levar o nosso lindo e a caixa de transporte :)
Deixamos aqui algumas fotos do dia. A viagem tranquila de carro até ao Porto:

O sorriso de quem está feliz:

E a foto de família (da esquerda para a direita) a voluntária Adriana, a madrinha de voo Flor e a madrinha Joana:
Acabamos de receber o telefonema da nova dona a dar conta da chegada do nosso príncipe a casa :) Final Felizzzzzzzzzzzzzzzzz :))))))

Actualização 17/12:
Conseguimos ontem ao fim da tarde boleia para este lindo para hoje às 16H30. Estamos num contra-relógio a preparar tudo para o nosso lindo seguir ainda hoje para a sua nova casa. Logo confirmamos a aventura :)

O nosso Marc tem uma doninha à espera em Ponta Delgada. Precisamos com urgência de padrinhos de voo para este lindo ter direito ao seu final feliz. Se puder ajudar entre em contacto connosco. Nós tratamos da reserva, das despesas, de colocar o Marc no aeroporto e a dona espera por ele no aeroporto de Ponta Delgada.

14 de dezembro de 2010

Floquinho, mais um a precisar de dono ADOPTADO :)))

Actualização 12/01: O nosso lindo Floquinho foi hoje entregue a uma nova família. Desejamos as maiores felicidades a todos e que o nosso Floquinho seja muito muito amado.

Este é o Floquinho, um lindo Samoiedo macho, com cerca de 4 anos, que foi parar ao canil. Talvez largasse pelo, talvez ladrasse ou mesmo seria meigo de mais... O importante é que precisa de um dono. É extremamente meigo e brincalhão, sendo um cãopanheiro perfeito! Se quiser levar este lindão para casa entre em contacto connosco. Encontra-se numa família de acolhimento temporário (FAT).

12 de dezembro de 2010

Labrador perdido em Galegos Santa Maria

O cão da fotografia desapareceu no dia 7 de Dezembro de casa dos donos em Galegos Santa Maria. É um macho de raça Retrivier do Labrador de cor preta com 7 anos de idade. Se vir este animal entre em contacto connosco com urgência.

11 de dezembro de 2010

Ruby, mais uma bebé largada na rua ADOPTADA :)))

Actualização 29/12: A nossa mini mini princesa já passou o Natal numa casa nova :) Felicidades linda.
Esta é a Ruby. Foi largada na rua à sua sorte. É uma bebé, com cerca de 1.5 meses, de porte mini, extremamente meiga e carente. Se quiser levar esta miniatura para casa entre em contacto connosco.

10 de dezembro de 2010

Mimosa e Mimi a precisar de ajuda

Hoje fomos ver estas 2 princesas porque se encontram numa situação de risco. A Mimosa apareceu na zona ainda prenha e acabou por ter 5 bebés há cerca de 15 dias, todas fêmeas, num buraco na terra. Infelizmente algum selvagem sem coração afogou 4 das bebés, deixando apenas a Mimi com a mãe Mimosa. Apesar da meiguisse e carência da Mimosa há quem não goste das meninas por ali e ameaçaram as duas. Um srº que as alimenta pediu-nos ajuda para arranjar alguma solução para esta família, solução que não temos e que precisamos se ajuda para arranjar. Se puder acolher estas duas meninas, temporária ou definitivamente, entre em contacto connosco. A Mimosa é de porte médio e é extremamente meiga.

9 de dezembro de 2010

Bana e Flapi, cachorros resgatados do canil ADOPTADOS :))))

Actualização 29/12: Adoptados :) Felicidades lindos!

Actualização 23/12:
Novas fotos dos nossos lindos e doces bebés. São tão meigos e carentes estes dois... Precisam de um dono com urgência.
O Bana:
E o Flapi:
Post inicial:
O Bana e o Flapi são dois cachorrinhos com 5 meses, deixados no canil. São cruzados de boxer e são uns doces, extremamente meigos e carentes. Conseguimos hoje uma FAT para os retirar do canil e salvá-los. Se quiser levar um destes pequenos para casa contacte-nos.

Gonçalo, podenguinho atacado por outros cães em sofrimento na rua


Actualização 06/03: Mais uma foto, que mostra melhor a beleza exterior do nosso Gonçalinho :)

Post inicial:
Este é o Gonçalo. Fomos avisados hoje de manhã que estaria na rua em grande sofrimento. Andamos à procura dele e encontrámo-lo todo ferido. Tem mordidelas pelo corpo todo, sendo as mais graves no focinho e na pata dianteira esquerda. Não podiamos deixar este pequeno na rua em tamanho sofrimento e por isso rumamos com ele para um veterinário. Teve de ser tranquilizado para rapar o pelo e expor as feridas e vai precisar de fazer antibiótico algum tempo. Foi colocado numa FAT muito temporária, fechado numa jaula pequena para não voltar para a rua mas precisamos de uma solução para ele nos próximos dias. Ele é extremamente meigo e parece sociável com os outros animais. Se puder acolher o Gonçalo, temporária ou definitivamente, entre em contacto connosco. É de porte médio/grande e é lindo!

Cadela desaparecida em Vila Cova

Desapareceu no dia 27 de Novembro a cadela da foto em Vila Cova, Lugar de Mereces. É uma cadela com cerca de 1o anos de idade, com aproximadamente 15 kg de peso, de porte pequeno, que vê mal e muito meiga. Os donos oferecem recompensa a quem a encontrar.

4 de dezembro de 2010

Temos uma loja no Centro Comercial Castro

Ontem conseguimos uma lojinha no Centro Comercial Castro para vender algumas coisas que nos doaram para podermos angariar fundos para o nosso trabalho. Hoje passamos o dia a montar a lojinha e amanhã, a partir das 10H, estaremos lá a aguardar a visita de todos :) Temos imensas coisas giras e a preços fantásticos para as prendinhas de Natal.
O horário de funcionamento será das 9H00 ás 12H30 e das 14H30 ás 19H00 durante a semana e das 10H00 ás 13H00 e das 15H00 ás 19H00 no fim de semana. Apareçam por lá e ajudem-nos a ajudá-los! Se tiverem coisas em casa que não queiram podem doar-nos para vender!

29 de novembro de 2010

Lilocas, gatinha bebé a precisar de dono

Esta é a Lilocas, uma gatinha que foi recolhida na rua muito doente. Está completamente recuperada e agora só precisa de um dono. É extremamente meiga e brincalhona e super sociável quer com gatos quer com cães. Tem aproximadamente 3 meses de idade. Nasceu com as pálpebras do olho esquerdo unidas mas o olho é saudável. Quando for castrada aproveita-se a anestesia e separam-se as pálpebras. Não há por aí um dono para este doce?

28 de novembro de 2010

Di, gatinho abandonado na rua ADOPTADO :))))

Actualização 04/12: O lindo Di já seguiu para uma casa nova :) Felicidades lindo!

Este gatinho foi abandonado ontem na rua em Arcozelo. Foi abandonado porque é meigo e não tinha uma única pulga, apenas estava magro... É um macho lindo, extremamente meigo, com cerca de 2.5 meses de idade. Foi para uma FAT até ao início da semana. Depois temos de arranjar onde o colocar. se puder acolher este pequeno temporária ou definitivamente entre em contacto connosco.