1 de abril de 2012

Podenguinha num estado lastimável


No dia 24 de Março, uma nossa sócia e FAT, pediu-nos ajuda com um animal em mau estado. Estava abandonada há algum tempo num terreno num terreno perto da sua casa e estava ferida. Não deixava chegar perto. Com a ajuda de amigos conseguiram capturá-la encurralando-a numa zona de silvas e nós seguimos com ela para o veterinário.
Como podem ver pelas fotos a cadela para além de completamente subnutrida apresentava o osso da pata exposto. O relato do veterinário sobre a cadela e os tratamentos já efectuados é o seguinte:

No Sábado, dia 24 de Março, a pequena apresentava na altura que foi recolhida vários ferimentos por todo o corpo com alguns dias de evolução, muito magra/caquética e desidratada. Apresentava ferimentos "menores" provocados pelas silvas e outros muitos e dolorosos provocados possivelmente por atropelamento. As lesões mais graves - queimaduras - resultaram, algumas por abrasão (resultantes do arrastar em superfície abrasiva), outras por contacto com superfícies quentes, distribuindo-se por todo o tronco e afectando também, com extrema gravidade, o membro anterior esquerdo. Este sofreu desgarramento de tecidos moles (pele, músculos, ligamentos, cápsula articular) com exposição do rádio e instabilidade óbvia da articulação do carpo. Foi feita uma primeira limpeza de todos os ferimentos e colheita de material purulento do ferimento do membro para cultura e antibiograma. O membro foi ligado para evitar maior contaminação e estabilizar a articulação. Foram-lhe administrados  e prescritos antibiótico e anti-inflamatório analgésico.
Na Segunda-feira, 26 de Março, foi realizado uma radiografia ao membro lesionado e repetida a limpeza das feridas. As feridas apresentaram-se mais limpas e com uma evolução muito favorável, sem contaminação, embora ainda fosse observável tecido ósseo exposto. Foi confirmada, ao RX, a instabilidade articular com rotação dos ossos do carpo e metacarpo. Realizou-se novo penso, desta vez com tala, aproximando-se os bordos do ferimento maior.

Na Quinta-feira, 29 de Março, fez-se nova limpeza das feridas e confirmou-se a notável evolução de todos os ferimentos. O ferimento maior encontra-se recoberto de tecido de granulação saudável. Já não se observa tecido ósseo exposto. Foi-lhe recolocada a tala. O membro já está ligeiramente mais estável e numa posição mais fisiológica. A nossa menina já engordou. As feridas estão livres de infecção.


Vamos precisar de ajuda para pagar a conta destes tratamentos e da ração melhor que compramos e para lhe arranjar um dono que a faça esquecer o mal que passou. Se puder ajudar entre em contacto connosco através do nosso email animais.barcelos@gmail.com. Manteremos este post actualizado com novidades e fotos da pequena lutadora.

Sem comentários: