25 de abril de 2008

ESTERILIZE O SEU ANIMAL!


Tanto em Portugal como no resto do mundo a população animal cresce de dia para dia. O problema da superpopulação é um problema real e cada vez mais grave. Segundo a WSPA (Sociedade Mundial Para a Protecção dos Animais), uma única cadela, com uma vida reprodutiva de 6 anos, poderá dar origem a 6.000 descendentes, enquanto uma gata em apenas 2 anos poderá deixar 2.000 descendentes. Actualmente, a "solução" para este problema continua a ser o sacrifício sistemático e indiscriminado dos animais de rua nos canis municipais. Não seria mais humano e racional evitar o nascimento de tantos animais? A solução alternativa é simples: se as pessoas que desejam compartilhar a sua vida com um animal de companhia esterilizassem os seus animais e adoptassem animais dos abrigos/canis/gatis, a superpopulação de animais diminuiria e, um dia, cessaria. A criação e a reprodução de animais com fins lucrativos diminuiriam e cessariam também, à medida que a procura dos consumidores fosse diminuindo.

A esterilização é a solução mais eficiente para diminuir o número de animais abandonados. A esterilização dos animais de companhia ajuda a evitar o nascimento de animais indefesos que não encontrarão um lar ou que acabarão por morrer depois de muita dor e sofrimento.

Para além disto a esterilização é benéfica para a saúde do seu animal de companhia. Nas fêmeas reduz grandemente a probabilidade do desenvolvimento de tumores (causa de morte numa grande percentagem de cadelas e gatas) e nos machos diminui a agressividade e diminui o ritual de marcação de território (com urina). E não acredite nos mitos que correm: a esterilização não causa nenhum mal físico nem psicológico aos animais.

Saiba mais em http://www.esteriliza-me.org/.

Veja os vídeos de campanhas a favor da esterilização:

http://www.youtube.com/watch?v=CMzW3LIkNLA

http://www.youtube.com/watch?v=YfiG7AOufvU&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=4HTkOfyN4ac&feature=related

Seja responsável, ESTERILIZE O SEU ANIMAL!

(Texto adaptado de www.esteriliza-me.org)

Sem comentários: