14 de dezembro de 2008

Animais de Natal

A decisão de ter um animal de estimação deve ser pensada e ponderada. É necessário ter em mente que um animal precisa de alimentação, cuidados de saúde, educação, atenção e um local onde ficar quando os donos forem de férias. Isto implica tempo, trabalho e dinheiro. E estamos a falar de um compromisso para 12 a 18 anos, não de uma semana ou 1 mês... Se a decisão de ter um animal fosse tomada de uma forma mais consciente, certamente que o panorama nacional de abandonos seria completamente diferente.
Nesta linha de pensamento, e com o Natal à porta decidimos publicar este texto que se segue que nos foi gentilmente reencaminhado por um veterinário. Fala sobre os animais como prenda de Natal:

O Natal é a época por excelência dos presentes de animais por impulso. Impulso este que terá os seus resultados passados 6 meses quando os gatinhos, cachorros e coelhinhos crescem e deixam de ser uma brincadeira e passam a ser um obstáculo às férias dos portugueses.

O grande problema que existe é nada mais que a falta de responsabilidade moral e a crise de valores. O animal segundo a lei portuguesa é um objecto e encontra-se essa ideia tão inculcada na mentalidade portuguesa que para muitos adultos e crianças, os animais não são seres vivos capazes de sentir angústia e sofrimento mas somente um brinquedo ou um transitório sinal de status.

É bem sabido que de Junho a Agosto quem quiser um animal de raça basta dirigir-se a um canil ou em alternativa rodar pelas estradas portuguesas. O prémio da sua preserverança surgirá sem dúvida numa estrada perto de uma praia, ou, pasme-se, em uma auto-estrada.

Pelas razões apresentadas se pode deduzir que é pois o Natal e de forma alguma o Verão o responsável pelo aumento de abandonos...

A forma de resolver esta situação não é simples, mas extremamente complexa. Somente a mudança de mentalidade dos portugueses poderá solucionar este flagelo moral que além do mais é um problema de saúde pública.

O registo compulsório dos animais e sua identificação pela aposição de microchip não tem sentido. Quando o próprio diploma legal que regula a dita se engana a escrever a designação do método ( meus senhores, Ship e Chip não são sinónimos) e sabemos que a inspecção é inexistente de que serve legislar somente pelo gosto ?

Em conclusão, podemos fazer algo de muito simples que é aconselhar a todos que não comprem animais somente por serem engraçados ou por ser uma prenda de Natal engraçada para o filho de 5 anos

Você está pronto pra ter um animal de estimação??

faça o teste aqui:

http://www.arcabrasil.org.br/acoes/adocao/teste/index.html

carol

Sem comentários: