25 de janeiro de 2010

Gata Rosinha perdida em Braga APARECEU :))

Actualização: A Rosinha já se encontra sã e salva com os donos :)A gatinha da foto desapareceu ontem de casa dos donos na Praceta Frei Baltazar Braga em S. Vicente, Braga, no prédio que fica por cima da Clínica Veterinária de Infias. É uma gata persa cinzenta com 4 anos esterilizada que foi operada ás patas da frente há 3 anos. Se a vir contacte-nos ou contacte os números do dono 253 623 658 / 96 6946360.

24 de janeiro de 2010

Tulipa, novas fotos, após abandono EM FAT

Actualização 31/01: A linda Tulipa segui para FAT com uma voluntária do Projecto Animais de Barcelos enquanto não aparece um dono para ela.

Aproveitamos para tirar muitas fotos a esta lindona para que apareça depressa alguém que lhe dê um verdadeiro lar e que a faça esquecer rapidamente este abandono.
É uma cadela de porte pequeno, x de yorkshire, jovem e muito meiga. Não foi sociabilizada com outros cães por isso a 1ª reacção não é a melhor mas é um problema facilmente ultrapassável.
Vejam lá se não é linda:

Ainda nos conseguem surpreender...

Pois é, hoje estávamos a almoçar quando uma voluntária recebeu uma chamada do dono da Tulipa a dizer que estava em Barcelos (mora em Viana) e que ia deixar a Tulipa na porta da FAT onde ela esteve. Voamos para Barcelos mas infelizmente já não o conseguimos apanhar, mas encontramos isto:
Portanto este srº deslocou-se a Barcelos, amarrou a Tulipa à rede , deixou o saquinho com um pouco de ração (que querido não é?) e foi-se embora.
Obviamente que o nosso departamento jurídico está já a tratar da questão e levaremos este assunto até ás últimas consequências.
Faltam-nos palavras decentes para mostrar o que sentimos quando vimos a Tulipa, completamente apavorada, sozinha, num local estranho e junto à estrada. Faltam também palavras para denominar um ser que toma este tipo de atitude. É triste ver onde chegam os supostos seres racionais não é? Pena que este tipo de pessoas só se meta com animais indefesos que não se podem defender e não com pessoas do mesmo tamanho que elas e com o mesmo tipo de defesa... São "pessoas" muito corajosas!

19 de janeiro de 2010

Blackie, cadela de porte pequeno recolhida em Roriz 16/04 DEVOLVIDA, EM FAT

Actualização 30/01: A nossa pequenina seguiu para uma família de acolhimento temporário :)

Actualização 24/01: A Blackie teve de sair ontem de casa da dona. Arranjamos um cantinho muito provisório por uns dias. Precisamos com urgência de um dono ou uma família de acolhimento temporário para esta pequenota. As fotos retiradas ontem com ela ainda muito assustada:

Actualização 19/01: A dona vai para um lar e a Blackie vem de volta... Não temos onde a acolher. Se puder ajudar contacte-nos com urgência. É de porte pequeno, habituada a apartamento, um pouco medrosa mas meiga e sociável com crianças.

Actualização 21/05:
Super hiper mega bem adoptada :)))))) Sê feliz pequenota!

Actualização 20/04:
Esta pequenina seguiu para uma FAT muito temporária para que não fossem abatidos mais animais. Ajude-nos a salvar a doce Blackie.

Post original 18/04:

Esta é a Blackie uma linda e meiga cadela de porte pequeno recolhida em Roriz. Veio juntamente com a Yorkie. Precisa com urgência de uma família de acolhimento temporário ou definitivo. Ajude-nos a salvar este doce de cadela, ideal para companhia.


16 de janeiro de 2010

Carica, bebé mini abandonada hoje ADOPTADA :)))

Actualização 19/01: A nossa pequena Carica arranjou ontem uns doninhos 5* :) Felicidades pequenota e brinca muito com a Nery!

Mais uma pequenota largada à sua sorte na rua, depois de uma história mal contada que envolve pessoas que gostam muito de animais mas passam a batata quente para a mão dos outros, resolvendo assim a situação. Ainda por cima necessitou de uma intervenção porque tinha um prolapso rectal que necessitou de ser corrigido e que implicou uma anestesia... Como sabíamos que certamente iria ser largada novamente num qualquer canto acolhemos a Carica sem ter onde a colocar. Está muito provisoriamente na casa de máquinas da casa de uma voluntária que não a pode manter por lá, até porque não é sítio para uma cachorrinha de 2-3 meses com 2.5 kg de peso (porte mini). Se puder acolher a Carica, temporária ou definitivamente, entre em contacto connosco com urgência.

15 de janeiro de 2010

Mais uma campanha para ajudar os nossos amigos no proximo fim de semana na Exponor

Actualização 19/01: Queremos agradecer à organização, nomeadamente à D. Ivone, por nos ter deixado participar neste evento. Infelizmente os resultados ficaram muito àquem do esperado não tendo aparecido nenhum interessado nos nosso pequenos e muito pouca gente com vontade de colaborar... Melhores dias virão...

No próximo fim-de-semana, dias 16 e 17, vamos estar presentes na Exponor na Canina 2010 - 70.ª Exposição Canina Internacional do Norte (Porto Winner 2010) e 71.ª Exposição Canina Internacional do Norte (CAC-QC). Estamos com muitos animais a nosso cargo e por isso temos mesmo de aproveitar todas as oportunidades para divulgar os nossos pequenotes. Se o tempo o permitir levaremos alguns animais. De qualquer forma estaremos lá com fotografias de todos os animais que ajudamos e com algumas coisas para vender e conseguir angariar fundos para continuar o nosso trabalho em prol dos nossos amigos de 4 patas. Apareçam e venham ajudar-nos a ajudá-los!

10 de janeiro de 2010

Ísis, mais uma cachorrinha abandonada EM FAT ADOPTADA :))))

Actualização 14/02: Adoptada :))))) Felicidades princesinha!

Actualização 13/01: Novas fotos da bebé, agora em FAT :)

Post original:
Ontem quando chegamos ao canil encontramos na box deixada livre pela adopção do Salvador uma cachorrinha meiga e linda. Pedimos autorização para a retirar o que aconteceu hoje. Foi levada a um veterinário onde foi pesada, observada e desparasitada. Aparenta vir a ficar de porte grande porque tem entre 2 e 3 meses e já pesa 8.9 kg. É um doce e precisa com urgência de uns donos. Se quiser levar a linda Ísis para casa entre em contacto connosco.

9 de janeiro de 2010

Perdidos e Achados

Dada a quantidade de casos que nos chegam quase diariamente, e para conseguir dar-lhes mais visibilidade enquanto a secção equivalente não está operacional no site, colocamos na coluna da direita, mesmo abaixo dos animais disponíveis para adopção uma lista dos Perdidos e Achados. Cada item da lista começa por P ou A, consoante se trate de um animal perdido ou achado, seguindo-se a raça, o local e depois a data. Esperamos conseguir ajudar a devolver alguns destes pequenos aos donos...

Pastor Alemão perdido em Negreiros

O cão da fotografia é uma Pastor Alemão adulto que desapareceu de casa dos seus donos no dia 06/Jan/2010, 4ª feira, na E.N. 206, N.º 364 em Negreiros/Barcelos. Na altura do desaparecimento não tinha coleira. Se souber do seu paradeiro entre em contacto connosco com urgência.

6 de janeiro de 2010

Roger, boxer perdido em Esposende

Este é o Roger, um boxer macho adulto, que desapareceu de casa dos donos na 2ª feira dia 4 de Janeiro de 2010, por volta das 19H, localizada na Av.Engenheiro Arantes Oliveira em Esposende. Se souber do seu paradeiro entre por favor em contacto connosco com urgência.

5 de janeiro de 2010

Cão encontrado junto ao mercado municipal de Barcelos


Este pequenote foi visto entre os dias 22 e 25 de Dezembro a deambular junto ao Mercado Municipal de Barcelos, muito triste. Não sabemos se foi perdido ou se convenientemente esquecido no local. Se reconhecer este pequeno entre em contacto connosco com urgência. Foi acolhido temporariamente por uma família e revelou-se extremamente meigo e dócil.

2 de janeiro de 2010

Estudo sobre o abandono em Espanha

Em Junho de 2009 foi publicado um estudo anual sobre o abandono de animais de companhia em Espanha. Este estudo foi feito por uma Fundação dedicada a promover o papel dos animais de companhia na sociedade e contou com a colaboração de 250 associações de ajuda a animais.
O estudo mostrou que:
1. A quantidade de animais de companhia abandonado aumentou 6.5% em 2008, tendo sido abandonados 109.000 cães e 24.000 gatos.
2. Não existe uma época do ano por excelência de abandono de cães enquanto que os gatos são mais abandonados no Verão.
3. 14% dos cães e 5% dos gatos recolhidos nas ruas foram restituídos aos donos porque se tinham perdido.
4. 30% dos cães e 20% dos gatos recolhidos foram adoptados.
5. Apenas 24% dos cães e 3% dos gatos recolhidos tinham microchip implantado.
6. São abandonados animais de todas as idades, sexos, tamanhos, cruzados ou de raça.
7. As principais causas de abandono são:
- problemas de comportamento do animal (16%);
- mudança para uma casa mais pequena (12%);
- fim da temporada de caça (12%);
- falta de tempo e/ou espaço pelo nascimento de um filho (10%);
- perda de interesse pelo animal (9%);
- alergias (9%);
- mudança para uma casa alugada (8);
- gravidez, medo de toxoplasmose (6%);
- férias (5%);
- falecimento (3%);
- outros (10%).
Este mesmo estudo aponta as seguintes recomendações:
* A decisão de ter um animal de companhia deve ser tomada em família;
* Para que a convivência com o animal seja bem sucedida são imprescindíveis a selecção do animal ideal e a sua educação:
- Relativamente à escolha do animal deve informar-se sobre o tipo de animal adequado, raça, tamanho, idade, … que melhor se adapte aos gostos, estilo de vida, tamanho da casa, nível de actividade, ...
- É indispensável educar correctamente o animal, preferencialmente ainda em cachorro.
* O microchip é o método mais seguro para recuperar os animais de companhia.
Em Portugal não temos conhecimento de nenhum estudo deste género mas seria muito útil fazê-lo para se ter uma noção real da dimensão do problema e das causas para que se possam tomar medidas efectivas para a sua resolução.

1 de janeiro de 2010

Lilly devolvida ADOPTADA :)

Actualização 22/06: Finalmente a sorte sorriu à nossa querida Lilly. Adoptada :))))

A nossa bebé Lilly (post original aqui) foi devolvida hoje. A desculpa esfarrapada foi que a cadela é má, morde o outro cão, um boxer com 40 kg de peso... Claro que este animal perigosíssimo (vê-se logo pelo aspecto dela nas fotos), agora com cerca de 6 meses de idade, foi colocada numa fat com mais 15 cães e não atacou nenhum deles, apesar de serem todos mais pequenos que o boxer que ela atacava violentamente... Aliás a voluntária que estava a segurar nela nas fotos teve de receber tratamento hospitalar... Estamos a pensar em editar um livro com as desculpas esfarrapadas que as pessoas dão para devolver os animais e esta figurará certamente no top das mais divertidas... Há 1 mês atrás quando fizemos a visita de acompanhamento a cadela era o máximo e prometeram resolver todos os pontos que nós considerávamos indispensáveis para o bem-estar da nossa Lilly porque "gostavam muito dela". Há formas estranhas de gostar de facto...
Bom, a Lilly precisa de um dono que assuma o compromisso de a ter para o resto da vida. É uma cadela extremamente meiga e inteligente e de porte pequeno/médio.