19 de junho de 2012

O PECUSANOL pode matar o seu animal de companhia


Se quiser prevenir ou eliminar parasitas externos (pulgas, carraças, piolhos e mosquitos) peça ajuda ao Médico Veterinário. Este recomendará o produto adequado a cada tipo de situação que seja seguro para o seu animal.
O Pecusanol não deve ser meio para eliminar os parasitas. Este produto contem um organofosforado que actua no controlo de parasitas externos mas é tóxico para os nossos animais de companhia. Os animais que contactam com este produto surgem com dificuldade respiratória, hipersalivação, prostrados, descoordenação motora, frequência cardíaca diminuída, aumento da temperatura corporal, vómitos, diarreia, pupilas dilatadas e, por vezes, convulsões.
A intoxicação por Pecusanol é uma urgência! Se o seu amigo contactou com este produto, leve-o de imediato ao veterinário.

7 comentários:

Fá disse...

Na minha opniao, voces deviam era ter alertado para os perigos de um mau uso do pecusanol e como usá-lo (respeitar as concentraçoes e nao usar em animais convalescentes). Primeiro, porque para algumas pessoas era o unico desparasitante para o qual tinham posses de o comprar e agora com medo provavelmente vao deixar de desparasitar os seus caes (meio caminho andado para contrairem uma babesiose p.e.). Segundo, porque vai haver quem continue a usar e deviam ser informados para minimizar acidentes. Era bom que todos os caes recebessem uma pipeta de advantix por mes e uma coleira scalibor de seis em seis meses mas ambos sabemos que com a crise, os desparasitantes sao a primeira coisa que os donos cortam. E mais importante, o pecusanol combate piolhos e algumas sarnas, o que é uma mais valia para os caes que nao tem direito a um veterinario.

Animais de Barcelos disse...

Boa noite Fá. Como pode ler, aconselhamos sempre a recorrer a um veterinário para aconselhar o melhor produto. Agora apesar das indicações das dosagens e dos cuidados a ter,continuamos a saber regularmente de animais mortos por má utilização do produto. Por isso mesmo alertamos as pessoas. Este alerta não significa que as pessoas não usem o Pecusanol mas tiverem noção dos riscos de uma má utilização terão outros cuidados. Acho que o risco é desconhecido da maior parte das pessoas. De qualquer forma há moléculas mais recentes e seguras que se podem utilizar evitando riscos desnecessários para não falar nos danos para o ambiente desse tipo de composto. Já agora se quiser ajudar a escrever textos informativos para publicarmos esteja à vontade. Toda a ajuda é bem vinda. E não temos nenhum tipo de comissão de nenhum desparasitante externo, apenas nos preocupamos com a segurança dos animais e queremos o melhor para eles. Obg

Anónimo disse...

tive ontem a pior experiência de sempre. utilizei esse produto pela primeira vez num dos meus cães como sempre fiz com os restantes. parecia estar tudo a correr bem, o que é certo é que passado alguns minutos o cão começou a mostrar sinais de fraqueza, já não se conseguia por em pé. passou o resto do dia assim, já não reagia. hoje o cão a dada altura parecia morto, já não abria os olhos nem nada, respirava com dificuldade mas depois de um momento para o outro levanta-se a cambalear e vai-se molhar numa bacia e começa a beber muita água. finalmente começa a comer qualquer coisa, dando-me esperança que desta vez ia ficar tudo bem. mas ainda a comer começa a ter muitas convulsões, o meu pai segurou-o e deu-lhe palmadinhas porque eu pensava que ele se tinha engasgado e o cão enraivecido morde o meu pai numa mão. não foi nada de grave, apenas um golpe, mas eu nunca vi o meu cão ter um comportamento destes, já não parece o mesmo. ás vezes parece que está a recuperar bem, mas logo a seguir parece que está prestes a morrer. sinceramente o meu cão parece ter ficado muito afectado, não sei mais o que fazer. estes dias vão ser cruciais para o caozinho, não sei se se vai aguentar. e o pior de tudo é que tenho a certeza que não vai voltar a ser o que era se recuperar. ele está mesmo muito estranho, até fiquei com medo dele, coisa que nunca tinha sentido e pensava nunca vir a sentir. é um caniche com 5/6 meses super meigo e brincalhão, mas agora está muito alterado e tudo por causa desse maldito produto

Animais de Barcelos disse...

Boa tarde. Deverá recorrer a um veterinário o quanto antes se quiser que o seu animal sobreviva. Obg por partilhar a sua experiência. Temos pena que não tenha visto este post antes de aplicar o produto.

Cão e Gato disse...

Olá! Conheço um caso em que foi usado este produto num cão e num gato. O cão aparentemente não fez nenhuma reação anormal, mas o gato deixou de comer, foi apenas esta a reação que teve. Já se passaram 2 dias desde o banho com o produto. O animal ainda corre perigo? Há alguma coisa que o dono deva fazer? Obrigada!

Animais de Barcelos disse...

Bom dia Cão e Gato. Deve relatar a situação ao veterinário que acompanha os animais. Ele poderá dar-lhe as informações todas. Obg!

Unknown disse...

dei banho ao meu gato com este produto como ja fiz com outros gatos . com pouca dosagem na agua e aparentemente nada lhe aconteceu . o problema foi ke ele se assustou na hora do banho e me mordeu num braço consegui controlalo e acabei o banho normalmemte so ke o produto entrou na ferida e tenho uma grande infecçao estou a tomar antibiotico e outros medicamentos tenho o braço super inchado com muitas dores . nao esperava ke fosse tao toxico numa ferida ..dou o alerta pode nao fazer mal ao animal e fazer a nos