24 de agosto de 2008

Hoje ajudamos a salvar uma águia...

Hoje o dia começou de uma forma menos habitual... Um pedido de ajuda de um amigo para uma ave de rapina ferida encontrada na beira de uma estrada secundária. Quando lá cheguei vi este belíssimo animal:
Ligamos para o SEPNA (Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente, da GNR) e conseguimos contactar com uma pessoa do Parque Nacional da Peneda-Gerês que se disponibilizou para recolher e tentar tratar o animal. Para ser mais rápido fomos levá-lo ao Gerês onde ficamos a saber que se tratava de uma jovem águia de asa redonda, com uma asa partida e com marcas de chumbos de caçadores. Estava fraca e desidratada, apesar de já ter no papo algum do perú que lhe compramos para a alimentar. É um animal lindíssimo que se sobreviver será devolvido ao seu habitat. Não consigo perceber como é que se tira prazer de alvejar animais indefesos, pelo simples prazer de os ferir ou matar...
Amanhã saberemos mais novidades desta pequena que será observada pelo veterinário responsável. Duas fotos desta beleza enquanto era observada pelo especialista do Parque:


Se se deparar com uma situação similar contacte a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520 que eles darão as indicações de como proceder.

1 comentário:

Silvia - a futura mama disse...

É sempre tao bom saber que á pessoas que se importam em salvar os animais!!! E nao sao só os caes e os gatos que precisam da nossa ajuda, existem outras especies que também agradecem.

Obrigada mais uma pela vossa disponibilidade, carinho e empenho em ajudar os nossos amigos!!

Beijinhos