30 de agosto de 2008

Hoje estivemos em Guimarães em campanha

Hoje e mais uma vez a convite da SPA Guimarães, estivemos em campanha na praça do Toural. Levamos o Boss e os 3 gatinhos Kimy, Killy e Kimo. Foi lá ter a linda e mini Bolota. Não demos nenhum animal mas foi um dia bem passado com os nossos amigos de 4 patas e com a eficiente e gentil equipa da SPA Guimarães, que conseguiu dar alguns pequenos. Mais uma vez obrigada pela oportunidade de estarmos presentes.

Zulu e Zhala, SRD Recolhidos 30/08/08

Actualização 04/09/08: Acabamos de receber uma chamada da dona destas belezas. Na sexta com a chuva e trovoada assustaram-se, sairam de casa e perderam-se. Ontem andamos na freguesia onde foram recolhidos a colocar apelos com as fotos deles e resultou! Mais um final feliz!

Actualização 31/08/08:
Estes pequenos não foram entregues, foram recolhidos e por isso terão de aguardar uns dias para ver se o dono aparece. Assim que passar o tempo legal, não tendo aparecido o dono, serão entregues para adopção. Hoje estivemos a brincar com eles e são realmente uns animais fantásticos, super meigos e brincalhões. Uma foto linda da belíssima Zhala:


Estes dois manos lindos e enormes entraram hoje no canil. Deverão ter cerca de 6 meses e já são grandalhões. Aparentam vir a ser de porte grande. São meigos e brincalhões como qualquer cachorro desta idade. Precisam de sair urgentemente do canil por causa das doenças. São irresistíveis! LINDOSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
O rapaz Zulu:

E a princesa Zhala:
Amanhã vamos visitar novamente estes lindos para fazer mais fotos e brincar um pouco com eles para ver o temperamento. Dono ou FAT urgentíssimo!



Bolota, SRD largada na rua ADOPTADA

Esta é a linda Bolota. Encontrada na rua a vaguear, carregada de parasitas e cheia de frio. É uma cadela e aparenta vir a ser de porte pequeno/mini. Tem cerca de 1.5 meses e pesa 1.2 kg. Foi hoje desparasitada interna e externamente e seguiu para uma Família de Acolhimento Temporário (F.A.T.) porque no canil não resistiria. É muito meiga e carinhosa e precisa de um dono a condizer que a trate como ela merece! Digam lá que não é linda...



29 de agosto de 2008

Milo, Podengo Português mini, entregue 29/08/08 ADOPTADOOOOOOOOOOO

Actualização 30/08/08: O nosso lindo nem aqueceu o lugar :))) Já seguiu hoje para uma nova casa e uma nova vida. Sê feliz lindo Milo!

Este é o lindo Milo, um cão jovem de porte mini. Está muito assustado mas assim que perder o medo vai ser um animal dócil e meigo. Precisa de um doninho urgente porque no canil... É tão bonito e tem um olhar tão terno...

28 de agosto de 2008

Branco, gato meigo largado num quintal

Actualização 01/01: Este pequeno desapareceu do local onde foi largado. Tinha um interessado :(

Este gato lindíssimo e super meigo foi largado no quintal de uma amiga dos animais que por isso mesmo já tem vários animais e não o pode acolher... Precisa urgentemente de um dono porque na rua está sujeito a diversos perigos... Digam lá se não é uma ternura?



Spock, encontrado na rua ADOPTADO :))))))

Actualização 28/08/08: Este lindão já arranjou uma doninha :))))))

Este lindo foi encontrado na rua, provavelmente mais uma vítima do abandono habitual por causa das férias. É um cão meigo e sociável e encontra-se em F.A.T. muito temporária. Precisa urgentemente de um doninho. É pequenino, ideal para companhia e apartamento.

24 de agosto de 2008

Hoje ajudamos a salvar uma águia...

Hoje o dia começou de uma forma menos habitual... Um pedido de ajuda de um amigo para uma ave de rapina ferida encontrada na beira de uma estrada secundária. Quando lá cheguei vi este belíssimo animal:
Ligamos para o SEPNA (Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente, da GNR) e conseguimos contactar com uma pessoa do Parque Nacional da Peneda-Gerês que se disponibilizou para recolher e tentar tratar o animal. Para ser mais rápido fomos levá-lo ao Gerês onde ficamos a saber que se tratava de uma jovem águia de asa redonda, com uma asa partida e com marcas de chumbos de caçadores. Estava fraca e desidratada, apesar de já ter no papo algum do perú que lhe compramos para a alimentar. É um animal lindíssimo que se sobreviver será devolvido ao seu habitat. Não consigo perceber como é que se tira prazer de alvejar animais indefesos, pelo simples prazer de os ferir ou matar...
Amanhã saberemos mais novidades desta pequena que será observada pelo veterinário responsável. Duas fotos desta beleza enquanto era observada pelo especialista do Parque:


Se se deparar com uma situação similar contacte a Linha SOS Ambiente e Território: 808 200 520 que eles darão as indicações de como proceder.

22 de agosto de 2008

Katie, gatinha meiga e linda na rua

Actualização 21/05: Como não temos mais notícias desta menina e ela não tem sido vista, vamos retirá-la dos animais disponíveis para adopção...

Esta é a Katie uma gata jovem, muito meiga e que vive na rua... Aproxima-se das pessoas para mendigar um pouco de comida e de carinho... Tens uns olhos tão doces e meigos... Na rua passa fome, frio e está sujeita e diversos perigos... Ajudem-nos a tirar a Katie da rua e a dar-lhe a merecida família. Ajudem-nos a salvá-la!

18 de agosto de 2008

Boss F.A.T. ou dono urgente ADOPTADOOOOOOOOOOO

Actualização 15/09/08: O nosso lindo foi adoptado na campanha em Guimarães. Foi para V.N. de Famalicão com uma dona 1000* :))) Obrigada por salvar este lindo. Felicidades para os dois!

Actualização 30/08/08:
O nosso pequenote foi hoje à campanha em Guimarães mas não teve sorte... Vejam estes olhinhos a suplicar por um doninho...
Actualização 27/08/08: O nosso bebé lindo está cada vez mais lindo :) A pele está muito melhor e dentro em breve ninguém dirá o que teve. Vejam as fotos tiradas hoje na F.A.T. LINDO!

Actualização 22/08/08: O nosso lindão arranjou nova FAT muito provisória. Doninho???

O nosso pequenino arranjou uma F.A.T. até sexta feira. Sábado, se não houver alternativa, terá de voltar para a rua, onde fica à mercê dos riscos e pode desaparecer como os manos... Não temos alternativas para ele. É um cachorro lindo, meigo e brincalhão. Está muito melhor da pele e a sarna já não é contagiosa nesta fase para os outros animais. Ajudem-nos a salvar este pequenino com um início de vida tão complicado...



17 de agosto de 2008

A Mia desapareceu :(

A linda Mia desapareceu do sítio onde estava. Se a vir por favor entre em contacto connosco. Obrigado.

Yuri, X Huskie Siberiano ADOPTADOOOOOOOOOOO :))))))))))))

Actualização 12/11/08: Finalmente apareceu alguém que se encantou com o nosso bebé grande :))) Apesar das saudades irem ser muitas, não há palavras para descrever a felicidade de ver este animal fora do canil, feliz... Fica bem bebé grande!

Actualização 31/08/08:
Uma foto linda de hoje:

Actualização 30/08/08: Novas fotos do nosso mimalho ;)


Ontem quando fomos mostrar os animais do canil encontramos um novo hóspede no canil. É o Yuri. um macho cruzado de Huskie Siberiano com cerca de 3 anos muito muito meigo e carente. Passou o tempo todo encostado a pedir mimo. Tem um olho de cada cor e é lindo lindo! Mais logo colocaremos as fotografias tiradas. Um doninho para salvar este lindo cão?

A nossa linda Lady foi ADOPTADA :))))

É verdade, ao fim de tanto tempo, alguém se encantou pela nossa princesa e adoptou-a. Fazemos figas para que tudo corra bem e que a nossa princesa tenha finalmente a merecida família!

Ontem os nossos bebés na rua desapareceram :(

Começamos muito mal o dia ontem. Os nossos bebés com sarna que estavam na rua desapareceram... Na sexta foi a romaria local e houve muita confusão de gente e foguetes e eles assustaram-se. O temporal da noite não ajudou e quando lá chegamos não estava lá nenhum dos 3 :( Procuramos a manhã toda e conseguimos encontrar o branquinho, o Boss, encharcado, exausto e assustadíssimo. Estavam todos na freguesia de Balugães, junto ao santuário da Srª da Aparecida. Se souber do paradeiro do Bob e do Boris por favor contacte-nos. Estávamos a fazer-lhes o tratamento para a sarna que não deve ser interrompido.
Precisamos de uma F.A.T. ou dono urgente para o nosso lindo Boss. Ajudem-nos a salvar este pequeno...

14 de agosto de 2008

Ginger, a bebé a lutar contra a esgana...

Actualização 19/08/08: A doença venceu... A minha linda princesa é já uma estrelinha... Desculpa bebé. Nunca mais vais sofrer e vais para o céu dos cães, onde vais brincar com os teus manos e com a linda Lana. Um dia espero ir lá ter convosco.

A nossa princesinha está a lutar contra a esgana. Estava muito bem, a patinha recuperada e de repente apareceram sinais neurológicos... Estamos a tentar tudo para a salvar. Está a fazer antibiótico, cortisona, estimulantes da imunidade e vitaminas. Tem um défice na pata traseira esquerda que faz com que se desequilibre um pouco e caia algumas vezes, sobretudo quando anda na tourada com o Pongo e os outros cães da FAT :) Pode ainda haver degradação do seu estado e nesse caso vamos adormecê-la. Se conseguirmos que não haja mais perdas, ficará para sempre com as sequelas, mas poderá fazer uma vida normal. Só precisará de um dono tão especial quanto ela que não se importe de ela ter pouca força na patinha traseira e se desequilibrar mais que os outros cães... Vamos actualizando o post sempre que houver novidades. Entretanto ficam aqui fotos desta lindona acabadinhas de tirar. LINDA!

Pongo, o bebé amamentado a biberon II ADOPTADO :))))

O lindo Pongo está finalmente pronto para seguir para uma nova casa. Pregou-nos vários sustos mas parece que o perigo passou. Sábado leva a 1ª vacina. Está agora com cerca de 3.5 meses e será de porte pequeno/médio (mais para o pequeno). Pesa neste momento cerca de 8 kg. É muito meigo e carente. Está sempre à espera de uma oportunidade para dar um beijinho e para saltar para o colo. É sociável com pessoas e outros cães. Gatos mostra curiosidade mas não agressividade. Ideal para companhia. Digam lá que não está lindo?




Lara e Mara as bebés deitadas ao lixo prontas para adopção ADOPTADAS

Actualização 14/10/07: A Marinha também já tem dono mas eu tinha-me esquecido de actualizar aqui... Mais um final feliz!!!!

Actualização 07/09/08:
A nossa Larinha foi hoje adoptada :))) Ficou em Milhazes onde vai ser muito feliz! Vamos morrer de saudades tuas princesa, mas sabemos que vais ficar muito bem e ter uma vida muito feliz cheia de mimo e carinho como todos merecem. A pessoa interessada na Mara não voltou a dar sinal por isso esta princesa continua para adopção. Já tem a vacinação completa (fez ontem o segundo inóculo). E descobrimos ontem que esta maluquinha na brincadeira com a Larinha partiu um dedinho da pata dianteira esquerda. Não é nada de grave e vai rapidamente solidificar sem precisar de intervenção. Ganhou uma ligadura completa na pata :))) Está ainda mais gira. Assim que puder coloco fotos ;)

Actualização 21/08/08:
A nossa linda Mara arranjou doninhos :))) Falta para a Larinha. Vejam que lindas as duas hoje:
A linda Larinha sozinha:

Actualização 17/08/08:
As nossas princesas levaram a primeira vacina na presença dos padrinhos Sílvia e Edgar, os nossos anjos da guarda ;) A Larinha já pesa 2.55 kg e a Marinha 3.10 kg :))) Estão lindas, brincalhonas e cheias de energia. Um agradecimento aos padrinhos que nos ajudaram a salvar estas princesas, Sílvia (Anjo Azul) e Edgar, e aos veterinários da Clínica Veterinária de Infias, que as acompanharam e também ajudaram a salvá-las, Drº Daniel e Drª Laura.

As nossas duas princesas estão melhores e prontas para seguirem para uma nova casa. Aparentam vir a ser de porte médio e estão agora com cerca de 2 meses de idade (pensamos que quando foram deitadas ao lixo, dia 26/06, teriam cerca de 1 semana). Daremos preferência a interessados da zona de Braga e Barcelos. Reservamos-nos o direito de não as entregar se acharmos que não têm condições para elas.
A linda Lara:
E a Mara linda:

Quem não gosta de animais não pode gostar de pessoas

Reprodução do texto publicado no dossier Cantinho do Smith da edição on-line do Jornal Expresso de sábado 9 de Agosto:

"E uma história real. Triste, reveladora de desumanidade e preocupante porque espelha o que de mais baixo pode haver no ser humano.

Numa estrada, algures em Portugal, um homem dirigia a sua viatura, conduzindo logo atrás de uma outra que subitamente abrandou a marcha de forma bem significativa, obrigando-o a uma travagem brusca. É então que vê um pequeno " embrulho " ser atirado pela janela do " pendura " tendo caído a uns quatro metros da berma da estrada.

Intrigado o nosso homem resolve parar o automóvel e dirigir-se para o local a fim de constatar o que tinha sido atirado pela janela. E foi com espanto que, ao desatar o nó do saco de plástico, deparou-se-lhe um cachorrinho, ainda bébé, que gania alto.

O homem em causa, de 1,87 m de altura e bem constituído, refeito do espanto e da surpresa, sentiu uma revolta surda que o dominou por completo. Entrou no carro de novo com o cão bébé e arrancou em alta velocidade pela estrada que seguia, tendo conseguido alcançar, ao fim de 15 minutos, a viatura de onde o cachorrinho houvera sido lançado para fora e, numa manobra abrupta mas rápida, fez a ultrapassagem necessária para logo de imediato proceder a uma travagem a fim de conseguir a imobilização da viatura em causa. O que sucedeu.

Saindo do seu automóvel, o homem dirigiu-se para a porta do pendura com o cachorrinho bébé e, para seu espanto, viu que a pessoa em causa era uma mulher.

- Este cachorrinho é seu, não é verdade? -, perguntou ele.

- Não. Deve estar enganado - , respondeu ela.

- Não estou enganado. Vi-a a atirá-lo pela janela fora quando seguia atrás de vós - , continuou ele.

A mulher nada disse, fechando-se num mutismo próprio de quem se sentira apanhada.

Acto contínuo o homem abriu a porta do carro onde ela se encontrava sentada e desferiu duas sonoras e não menos violentas bofetadas no seu rosto. Um homem, que seria o marido da mesma, abre a porta da viatura a fim de tirar o desforço devido e só não fez mais nada porque ouviu a seguinte frase: " A tua mulher levou duas chapadas mas tu, se avanças, não ficas direito ". O marido da senhora resolveu prudentemente fechar a porta do carro e quedar-se no interior.

O homem que tinha o cachorrinho, com voz calma mas que revelava profunda emoção, olhando para a senhora rematou de forma pausada: " É bem verdade que quem não gosta de animais não pode gostar de pessoas ".

O cachorrinho é hoje uma linda cadela de três anos de idade, bem tratada, querida e meiga. O dono dela é o nosso homem que se viu em grandes dificuldades para amamentá-la a biberão em intervalos de duas horas até às seis semanas de vida.

Direitos dos animais? Respeito pela vida? Reconhecimento que a vida é algo que não nos pertence? Tudo isso são conceitos estranhos para uma grande e significativa parte dos homens e mulheres deste mundo. Não podemos, desta forma, admirar-nos do que os homens fazem aos seus semelhantes, porque, na verdade, quem não gosta de animais não pode gostar de pessoas."

Os meus parabéns e agradecimento ao autor das 2 estaladas e ao Expresso por criar este cantinho especial. Subscrevo totalmente a última frase e ainda acrescento que vendo o que se vê por aí, quanto melhor conheço o Homem mais gosto dos animais! Não deixem de passar por este dossier com artigos tão interessantes (Cantinho do Smith). Sugiro a leitura do artigo "Os homens também se abatem?" que concluiu o que já muitos sabemos, que vivemos na Idade da Pedra...

12 de agosto de 2008

3 gatinhos a precisar de dono urgente ADOPTADOS :)

Actualização 15/09/08: Os nossos 2 bebés foram adoptados em Guimarães :)))

Actualização 02/09/08:
Kimy adoptada :))))

Actualização 30/08/08:
Os nossos pequeninos voltaram ao veterinário para reavaliar e vão fazer mais uns dias de antibiótico para tratar a coriza com que vinham. Estão a crescer e a ficar uns lindos gatinhos.
Fotos de hoje do Kimo, que pesa já 0.55 kg:

Da Kimy, já com 0.95 kg, a matulona da ninhada :)

E da Killy com 0.65 kg e ainda um pouco constipada:

Actualização 24/08/08: O nosso pequenino Kimo teve uma recaída na constipação e foi necessário levar novamente ao veterinário. Já está novamente a ser medicado e num instante ficará bom. Só precisa de um doninho, tal como as manas. Vejam que lindo é:

Estes 3 pequeninos, 2 fêmeas e 1 macho, precisam urgentemente de um dono. Nasceram na rua e foram protegidos por um casal de amigos dos animais. Tiveram coriza (uma infecção do aparelho respiratório), encontrando-se já curados da mesma. Fizeram teste de FELV (vírus da leucose felina) e foi negativo.
O macho, o Kimo:
Uma das fêmeas, a Kimy:
A outra menina, a Killy:
As fotos não estão grande coisa porque é difícil que gatinhos desta idade sosseguem tempo suficiente para se conseguir tirar fotos :) Prometemos qu continuaremos a tentar fazer fotos que lhes façam justiça. São lindos lindos ;)

10 de agosto de 2008

Os bebés no canil estão doentes :.(

Actualização 11/08/08: Os nossos bebés são já estrelinhas...

Fomos ajudar a tratar dos animais hoje no canil. Os nossos pequeninos Lálá, Lélé, Lili e Lóló estão gravemente doentes... Diarreia, vómito, apatia e falta de apetite... Não temos dinheiro para os tratar nem para acabar com o sofrimento deles. É desesperante ver animais, sobretudo bebés, a sofrer e não poder acudi-los... Desculpem pequeninos...

Dama, SRD recolhida 08/08/08 ADOPTADA

Actualização 15/09/08: Esta linda foi adoptada no canil na sexta feira passada. Gostariamos de ter notícias dela. Quem a salvou, se ler esta mensagem por favor mande notícias desta linda cadelinha. Obrigado por a salvar!

Actualização 30/08/08:
A nossa menina está menos magra mas está a ficar um bocadinho stressada no canil, como é normal. É muito tempo confinada num espaço tão pequeno... Uma foto nova desta lindona. Dono ou FAT urgente.


Esta é a linda Dama. É uma cadela de porte grande sociável. Deverá ter cerca de 2 anos e é linda. Dono ou F.A.T. (família de acolhimento temporário) urgente.

9 de agosto de 2008

O nosso apelo de Agosto


Aqui está o apelo que começamos ontem a espalhar por aí com os nossos meninos. Ajudem-nos a divulgá-los! Ajude-nos a salvá-los!