19 de junho de 2008

Vêm aí as férias...

As férias estão a chegar e com elas o flagelo do abandono maciço de animais. É uma triste realidade que tem de ser mudada! O COMPROMISSO DE TER UM ANIMAL INCLUIU AS FÉRIAS!!!!!!

Quando organizar as suas férias pense na melhor solução para o seu melhor amigo. As alternativas são várias e para todos os bolsos:

  • Pode por exemplo procurar entre familiares e amigos alguém que possa olhar pelo seu animal durante o seu período de férias. Quem sabe até podem trocar e quando ele for de férias toma conta do animal dele.
  • Existe também a possibilidade de o levar consigo. Cada vez mais unidades hoteleiras aceitam animais nas suas instalações. Informe-se e planeie com antecedência esta possibilidade. Existe uma lista nacional de hotéis que recebem animais de estimação (o Guia "Leva-me de férias" de autoria de Inês Guise, editado pela Artemágica Editores). Se for para o estrangeiro, consulte as normas para a movimentação de animais de estimação no espaço europeu).
  • Pode também contratar profissionais da área, os pet-sitters ou hotéis. Os pet-sitters vão a sua casa tratar do seu animal, mantendo-o no conforto do seu lar. Se optar por um hotel informe-se e veja as condições oferecidas. Existem vários e para vários bolsos. Se calhar não é tão caro como julga.

Se optar por deslocar o seu animal não se esqueça de ter as vacinas e desparasitações em dia, bem como o registo, o micro-chip e a chapinha com os contactos na coleira.

O abandono de um animal é considerado um atentado ao animal e coloca em risco a vida das pessoas que circulam nas estradas. O Decreto-Lei nº 276/2001 de 17/10 no artigo 68 define coimas de €3740,984 para quem abandona um animal podendo ir até €44 891,81. Se presenciar alguém a abandonar um animal, na estrada, anote a matrícula do automóvel e participe de imediato às autoridades, se não for possível, apresente queixa à Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais com duas testemunhas. Se o abandono se verificar numa auto-estrada ligue de imediato para o concessionário da via para que actuem de imediato (listagem das concessionárias das estradas portuguesas com os contactos).

Se precisar de informações ou alguma ajuda na tarefa de arranjar uma solução para as férias envie-nos um e-mail. Faremos os possíveis para ajudar a que estas sejam umas férias felizes para os animais de estimação.

NÃO ABANDONE O SEU MELHOR AMIGO! ELE NUNCA O FARIA...

Boas férias!

Sem comentários: